A Dificuldade de Aprendizagem ocorre na vida escolar da criança. As complicações permeiam problemas no sistema educacional, das peculiaridades do indivíduo ou de fatores externos. A Dificuldade de aprendizagem são circunstâncias de vulnerabilidade psicossocial.
Esta complicação muitas vezes passa despercebido e confundido com preguiça e falta de vontade de estudar e aprender. O problema pode advir de diversos fatores, podendo ser psicológico, genético ou social.
O que sente a pessoa com Dificuldade de Aprendizagem:
Quem tem Dificuldade de Aprendizagem reproduz variados sentimentos, tais quais:
- Baixa autoestima;
- Inferioridade;
- Déficits em habilidades emocionais
- Problemas emocionais;
- Problemas de comportamento;
- Ansiedade;
Estes sentimentos associados refletem no comportamento familiar e social, influenciando no desenvolvimento da criança e dificuldade em se ajustar nestes ambientes e em outros.
Como perceber a Dificuldade de Aprendizagem?
Deve-se interpretar o modo que a criança manifesta-se em atividades lúdicas dentro da escola. Também é muito importante ouvir o que a criança tem a dizer, sobre dúvidas, dificuldades e até mesmo como interage com os colegas de classe. A visão do desenvolvimento deve ser global, para que, possa auxiliar a entender diversos comportamentos.
Um problema relacionado ao olhar da criança e a Dificuldade de Aprendizagem. Com o passar do tempo, os pais acabam monitorando menos a vida escolar dos filhos. Esta supervisão dos pais pode encorajar seus filhos a ficarem motivados e a superarem os obstáculos.
No momento em que classifica-se que a criança porta este bloqueio, é essencial entender que este significa alterações no modo de ouvir, interpretar e raciocinar devido a alterações no sistema nervoso central, devido a causas orgânicas ou sentimentais.
É muito importante que cada momento de superação da pessoa com Dificuldade de Aprendizagem seja enaltecido por familiares e professores, amparando para a melhora da autoestima e crescimento pessoal deste indivíduo.Para o melhor progresso da criança, é necessário buscar ajuda de outros profissionais, além dos professores.